domingo, 15 de janeiro de 2017

(Review) - Blue Submarine no. 6


Informações:
Título: Ao no 6-gou (青の6号)
Tipo: OVA
Episódios: 04 (Oct 25, 1998 até Mar 25, 2000)
Status: Finalizado
Estúdio: GONZO
Avaliação: ★★★☆☆(Bom)


Em um futuro distópico, a maior parte da Terra está submersa, devido a uma grande catástrofe ocasionada por Zorndyke, um renomado cientista que se rebelou contra o mundo e o pôs embaixo d'água. Ele acabou por criar uma nova raça de séries vivos, uma espécie de hibrido, entre humanos e os animais marinhos. E os humanos restantes em pé de guerra contra estes novos seres. Mas por que, Zorndyke fizera isso? E como os humanos irão sobreviver neste situação? Em busca destas somos apresentados a Kino, uma jovem recruta que está abordo do Blue 6, um dos últimos submarinos com potência para fazer frente a Zorndyke. Em uma missão ela caba encontrando o melancólico Hayami, ex-tripulante do Blue-6, que abandonou a embarcação sem dar motivo. O caminho deles acaba por se cruzar, e ambos querem as respostas por trás de todo o mistério e os motivos, de o mundo estar deste jeito.


Kino e Hayami

Partindo desta premissa, a obra consegue passar muito bem todo esse clima de caos, desolação e guerra, muito disto se deve a animação que soube mesclar bem animação tradicional com 3D, e na época, foi considerada uma obra revolucionária por se arriscar a apresentar um visual destes. A ambientação é muito boa, assim como as batalhas. Agora no que tange a trama, a obra dá uma escorregada. Dá a impressão que faltou mais tempo para entendermos aquele mundo caótico, assim como seus personagens. Kino e Hayami são pouco explorados e isso faz com que fique aquele gostinho de que poderia ter sido melhor. As motivações de ambos acabam por serem corridas demais, assim faltando criar aquele laço com o espectador, sendo que havia muito potencial para isso. E isto fica ainda mais evidente quando chegamos no final, onde ali sim vemos a melhor parte da obra.



Em sua reta final parte das respostas são ditas (mas nem todas, mas isso não é um problema, deixar algo no ar, as vezes é melhor que entregar tudo mastigado). O embate entre os protagonistas e Zorndyke é incrível, pois deste ponto, a obra para de ir no piloto automático e realmente mostra a que veio, onde nos são apresentados vários questionamentos e reflexões acerca da Terra, da natureza e da vida, e como o ser humano lida com isto.

Blue nº 6 em meio as cidades submersas.

Blue Submarine no. 6 é uma obra que tem seus defeitos sim, onde poderia muito bem ter economizado um pouco nas batalhas (parecia que em alguns momentos, as batalhas eram apenas para mostrar que a obra estava conseguindo usar bem o 3D) e focado um pouco mais nos seus personagens. Mas, o final é muito bom e interessante, e acaba por nos deixar uma grande reflexão sobre o modo de viver do ser humano. Será que os seres humanos, realmente tentam viver em paz com o próximo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...